Partículas do japonês: Partícula は, を e seus usos - Mochileiro Poliglota

Partículas do japonês: Partícula は, を e seus usos

Partícula は, を e seus usos

particula ha

Partícula を e seus usos

Esta partícula é muito simples, serve apenas para indicar a ação de um verbo. Ou seja, a maioria das vezes o verbo será antecipado pela partícula を. Exemplo:

わたしたべます               Eu como.
きみききましたか           Você ouviu isso?

Perceba que os verbos podem mudar o seu tempo verbal, mas isso não importa para a partícula を, já que ela sempre irá indicar o verbo.
  
O que causa muita confusão para os estudantes de língua japonesa são nos casos como no exemplo abaixo:

かれなぐった                      Bateram nele.
わたしかれをなぐった      Eu bati nele.

Só a partícula を, sem a partícula は marcando o sujeito e sem contexto não dá pra saber quem realizou a ação. Então este exemplo, podem ser [Eu] bati nele, [ele] bateu nele, [você] bateu nele, etc. O que foi dito é apenas que ele apanhou ou que bateram nele. Mas não indica quem bateu, ou seja, o sujeito. 


Partícula は e seus usos

Antes de tudo é preciso lembrar que se escreve は (HA) mas se lê わ (UA). Essa partícula é uma das mais simples de todas, pois seus propósito é apenas informar quem é o sujeito da frase, ou seja, quem executou a ação.

わたしほんよみました                 Eu li um livro.
おかあさんしごといきます         Minha mãe vai trabalhar.

は é uma partícula usada para indicar o tópico da sentença e é adicionada depois do substantivo a que está se referindo ou fazendo uma declaração acerca desse substantivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário