07 Curiosidades na língua chinesa - Mochileiro Poliglota

07 Curiosidades na língua chinesa

07 Curiosidades na língua chinesa


1.Muitos caracteres
O mandarim é composto de aproximadamente 80.000 caracteres, eles são chamados de hanzi. Mas, no dia a dia, no uso corrente da língua, apenas 7.000 hanzi são utilizados, um número muito pequeno em consideração a quantidade de caracteres que existem.


2.Gramática fácil
Apesar de parecer que não, a gramática chinesa é considerada muito mais fácil em comparação a outras línguas como inglês e espanhol. Isso pode ser explicado pelo tempo do verbo permanecer o mesmo no passado, presente e futuro e também não existir troca de gênero ou número nas frases.


3.Chinês tradicional e chinês simplificado
Os pictogramas são os mesmo, o que acontece é que os pictogramas do chinês simplificado possuem menos traços, por isso, simplificado. >.<*


4.Mandarim como língua oficial
Ele não era a língua oficial da China, a verdade é que há pouco tempo o mandarim se tornou a língua nacional do país. Foi em 1956 que o país decidiu que o mandarim seria o idioma oficial e que ele não condenaria o fim das outras línguas faladas na China. Mesmo assim, no início, a língua oficial sofreu forte resistência, no Tibete, por exemplo, a maioria da população que ainda é pobre fala tibetano, apenas algumas pessoas falam mandarim.


5.Língua tônica
Uma grande confusão que o mandarim faz é que, uma mesma palavra, pode ter diferentes significados, tudo vai depender do tom usado. Isso também acontece com o português, mas geralmente são só dois significados, já no mandarim uma só palavra pode significar cavalo, mãe, cânhamo e insultar, tudo vai depender do tom.


6. Talvez a escrita mais antiga seja chinesa
Até algum tempo, os estudos mais aceitos apontavam que o início da escrita entre os chineses deu-se no século XIII a.C. No entanto, a partir das descobertas de marcas em cascos de tartaruga de 8.600 anos, cientistas chineses e americanos passaram a considerar a hipótese de que as origens da escrita chinesa podem ser mais antigas.

Se a equipe de historiadores e arqueólogos conseguir provas as suas teorias, a escrita chinesa será a mais antiga da humanidade, superando a grafia cuneiforme, que surgiu há 5.200 anos, na Mesopotâmia.

7.Língua de grande influência
A China influenciou bastante países como Japão, Coreias e até os arquipélagos acima da Oceania, com isso, muitos países nessas regiões possuem características ou traços chineses. O Japão por exemplo, pegou da China os seus caracteres para formar seu próprio alfabeto, mas alguns kanjis ainda mantiveram várias coisas em comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário