07 Curiosidades sobre a língua coreana - Mochileiro Poliglota

07 Curiosidades sobre a língua coreana

07 Curiosidades sobre a língua coreana


1.Alfabeto coreano
É uma língua aglutinante com o sistema de escrita chamado de hangul, que é um alfabeto fonético. O alfabeto coreano tem 19 letras consoantes e 21 letras de vogais. No entanto, em vez de serem escritas sequencialmente como as letras do Alfabeto latino, as letras hangul são agrupadas em blocos, cada um dos quais transcreve uma sílaba. Cada bloco silábico consiste em 2-5 letras, incluindo pelo menos uma letra de consoante(incluindo o símbolo para nulo) e uma vogal. Os caracteres sino-coreanos chamado de hanja, apesar de não ser utilizados na vida diária, é importante em estudos históricos do coreano.

2.Criação do idioma
Antes do nascimento do alfabeto coreano, os coreanos liam e escreviam com os ideogramas chineses, mas era muito difícil aprendê-los, principalmente para pessoas que não tinham a oportunidade de estudar bastante. Por isso, o rei da Coreia, Sê-jong, inventou um alfabeto que fosse fácil de aprender sem educação prolongada.

3.Sem classificação linguística
Não há um consenso entre os linguistas sobre a classificação do idioma coreano, e por isso é freqüentemente classificado como um idioma isolado. Entretanto, há certos indícios de que tenha um parentesco mais distante com as línguas altaicas, devido às numerosas semelhanças gramaticais e a fenômenos como a harmonia vocálica. Por este motivo apresenta grande similaridade com a língua japonesa, com partículas idênticas (ga, ka, e), formação gramatical igual: sujeito-objeto-verbo. A língua coreana possui maior diversidade sonora que a língua japonesa. Apesar de numerosos empréstimos do chinês, é consenso entre os linguistas que o chinês e o coreano não têm parentesco linguístico.

4.Nomes em vermelho
Quando um nome coreano é escrito em tinta vermelha, acredita-se que a pessoa está prestes a morrer ou já morta. A cor é associada à morte e a tradição vem dos nomes escritos em vermelho para indicar as pessoas falecidas nos registros das famílias.

5.Coreia do Norte fala o mesmo idioma que a Coreia do Sul?
Os coreanos falam coreano, que possui um alfabeto chamado ‘Han-guel’. ‘Han-guel’ foi inventado pelo rei ‘Sejong’ em 1443. Desde então, ‘Han-guel’ é usado na Coreia do Sul e Norte.

Em 1950, ocorreu ‘A guerra da Coreia’, a qual teve uma trégua em 1953. Em consequência da guerra, a Coreia foi separada em Sul e Norte. Embora a Coreia do sul e do Norte não tenham ainda conseguido uma unificação, todas os coreanos usam ‘Han-guel’. Por isso, se conseguirem a unificação, os coreanos não terão problema para comunicarem-se.

No caso de algumas palavras, porém, existem diferenças entre os dois países. No caso da Coreia do Sul, são usadas palavras como ‘Hamburger’ ou ‘Pizza’, assim mesmo. Mas, no caso da Coreia do Norte, são usadas palavras novas, pois não são aceitos os estrangeirismos. Por exemplo, o que se chama ‘Caramel’ em inglês foi chamado ‘bala de óleo’,  o que se chama ‘juice’ em inglês foi chamado ‘água de fruta doce’ na Coreia do Norte.

Outro diferença existe na pronúncia. Por exemplo, o que se pronuncia ‘Computer’ em inglês foi pronunciado tal como ‘Campania’ na Coreia do Norte.

6.Nosso ao invés de Meu
Às vezes, o coreano prefere a palavra “nosso” ao invés de “meu”. Para os coreanos, dizer meu país, minha mãe e meu marido/esposa pode parecer muito egocêntrico. Soa melhor dizer nosso país, nossa mãe e, estranho para ouvidos não-coreanos, nosso marido/esposa.

7.A noiva mantém seu nome
Em muitos lugares do mundo, é comum para noiva levar o nome da família do noivo. Na Coreia, as noivas mantem seus nomes de família, mesmo depois de se casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário