Como conseguir fluência?
A fluência em uma língua é almejada por várias pessoas, pois a maioria que estuda idiomas não está focado apenas em realizar uma pequena tarefa, é muito comum quem falar uma língua desejar viajar para um país onde esse idioma é falado. Mas por mil e um motivos sempre nos cobramos a perfeição e queremos apenas nos colocar à prova quando estiver totalmente fluentes. Então para lhe ajudar nessa difícil tarefa aqui vai algumas dicas que certamente farão toda a diferença.
1. Se permita errar.
E com isso eu quero dizer em se permitir errar, para fazer isso você precisa falar e escrever. Chega de ficar protelando isso. Está na hora de você falar com nativos, de escrever redações sobre quaisquer assuntos, está na hora de ver filmes e séries com legenda e áudio em inglês ou apenas com áudio em inglês. É necessário sair da zona de conforto.
2.Imersão na cultura.
Muitos poliglotas concordam que para aprender uma língua mais fácil, conhecer a cultura desse povo ou sociedade torna tudo mais simples. Você já viu um mapa do país falante da sua língua de estudo? Já pesquisou seus costumes? Suas tradições? Suas festas e comemorações? Já tentou pensar como eles pensam? Isso é novidade para quem começou a estudar uma segunda língua agora, mas cada país e língua pensa de um modo diferente e isso se reflete no idioma.
E como posso imergir em uma cultura?
Isso volta para o item 1. Veja filmes, séries, faça pesquisas, ouça músicas. Escreva, fale e leia na língua estudada. Quanto mais você estiver presente com a língua, melhor. Mude a língua de todos os seus aparelhos eletrônicos e redes socais, leia em inglês, veja filmes e seriados em inglês, jogue em inglês, escute música em inglês. Tudo que puder ser em inglês no seu dia-a-dia use como ferramenta.
3- Pense na língua estuda
O cérebro separa as línguas em linguá nativa e todas as outras que você aprende, você tem que aprender a usar Inglês como se fosse a sua língua nativa. Tente falar com você mesmo na sua mente dizendo o que sente, o que vê, descrevendo algo do dia-a-dia.
4- Repita o que ouve.
É muito importante que você repita frases, expressões ou palavras novas que você escuta. Isso irá acrescentar no seu vocabulário, memorizando a palavra, melhorando a sua pronuncia e fazendo com que as expressões fiquem de fácil acesso no seu cérebro.
5 - Dedique tempo para praticar a gramática.
Um empecilho de quando estamos no exterior é escrever coerentemente correto. Ler, ouvir e falar quase todos se viram, mas escrever vai ser o seu diferencial numa vaga, numa prova.
6 - Converse na língua estuda.
Você pode ser o rei da gramatica mas se você não praticar conversando, sua fala vai travar. Converse com seus amigos que falam o mesmo idioma. Tente chats online como omeagle, italki ou outros. Se você encontrar com um gringo na vida real não perca a oportunidade de fazer amizade e praticar. Acredite, esse passo é o que separa o fluente do falante travado.
7 - Traduza tudo!
Ainda que esteja lendo algo em português já vá traduzindo em sua mente. Com o tempo isto se torna um hábito, automático e você vai se pegar pensando suas próprias ideias no idioma.
8 - Não tenha vergonha de perguntar.
No Brasil ou no exterior, não importa. A "cara de pau" avança nosso conhecimento, e muito! Se não entendeu, pergunte 10x mas não saia sem a resposta. Quem liga se vc será um chato na sala de aula ou nas conversas? Vai ser um chato fluente ao menos!
9 - Aceite desafios.
Pegar uma revista no outro idioma, um jornal para acompanhar, filmes não comuns no cinema, fazer um curso ou ir a uma palestra em no idioma estudado. Não importa o que é, force sua mente sempre que puder e acredite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário