Quantas línguas sabe um poliglota? - Mochileiro Poliglota

Quantas línguas sabe um poliglota?

E você sabe as diferenças?

como ser poliglota

Aprender uma outra língua pode ser um desafio para a maioria das pessoas, mas como chamamos quem sabe falar duas, três, quatro ou mais idiomas? E será que conta com a língua materna? Esse artigo vou lhe ajudar a entender tudo que o que precisa saber sobre poliglotas e como se tornar um.


O que significa poliglota e hiper poliglota?

Poliglota é o termo atribuído aos indivíduos que conseguem dominar quatro ou mais idiomas. ... Os poliglotas englobam os indivíduos com a capacidade de falar mais do que quatro línguas. Também pode ser dito que algo é poliglota quando está escrito em diversas línguas, caracterizando-se como um texto poliglótico.

Hiper poliglota são indivíduos que falam mais de seis idiomas incluindo a língua materna. Hiper poliglotas conseguem se expressar em seis, sete, oito e até nove línguas e essa habilidade humana é surpreendente.

Isso segundo a wikipédia.


Resumindo:

Bilíngue: Pessoas que falam outro idioma além da língua natal.

Trilíngue: Pessoas que falam dois outros idioma além da língua natal.

Poliglota: Pessoas que falam três outros idiomas além da língua natal.

Hiper poliglota: Pessoas que falam cinco outros idiomas além da língua natal.

Multi poliglotas: Mas claro, há pessoas que falam muito mais do que 10 idiomas. Uma pesquisa rápida na internet e podemos ver casos de pessoas que falavam de 20 a 50 idiomas e até pessoas que passam de 130 línguas.



Mas como é possível aprender tantas línguas?

Primeiro essa é uma capacidade muito fácil para as crianças a partir de sete anos, nessa idade e um pouco adiante o cérebro funciona como uma super maquina de aprendizagem, pois se faz necessário aprender a se comunicar com o mundo exterior, dessa forma, se a criança for inserida em vários contextos linguísticos fica fácil aprender.

Mas depois que crescemos isso fica mais difícil porque perdemos tanto a vontade quanto a necessidade em aprender. A menos que você seja exposto ao idioma inglês por que você acha que estudaria isso? Jovens de 14 e 15 anos hoje possuem uma noção básica de inglês por causa dos jogos, assim como é comum todo otaku saber pelo menos uma palavra em japonês devido aos animes.

Nesse exemplo acho que deixei claro porque para os adultos parece ser tão difícil deles aprenderem. Não é por causa que seus cérebros estão velhos demais, só é falta de necessidade.


Como aprender uma nova língua sem esquecer outra?


Esse é um grande desafio para os poliglotas, como aprender a oitava língua sem esquecer a segunda? Mas aprender uma língua envolve duas coisas: 

A primeira é como aprender a língua? E com aprender língua eu quero dizer a como se expressar, pois não precisa ser fluente em uma língua para ser poliglota, se você consegue se expressar e ser compreendido por um falante, claro que sem mimicas ou frases prontas, e consegue entendê-lo você já pode se considerar conhecedor daquela língua, fluência é apenas o nível dela. Então é comum com quem sabe mais de 10 idiomas, ser fluente em seis e ter um nível intermediário ou minimamente fluente nas outras.

E porque isso acontece?

Porque língua é prática! E esse é o segundo desafio. Se você não fala, não lê e não escreve o idioma ele vai se perdendo, isso é um mecanismo do nosso cérebro e se aplica ao estudo de idiomas. Então para superar esse problema muitos poliglotas leem um pouco de vários livros em vários idiomas para tentarem se manter fluentes ou com um conhecimento mínimo da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário