Forma masu: Presente e passado formal dos verbos - Mochileiro Poliglota

Forma masu: Presente e passado formal dos verbos

Presente formal dos verbos

forma masu

Você aprendeu no seguinte artigo sobre como conjugar os verbos na sua forma dicionário para sua forma formal.




Agora vamos aprender a conjugar os verbos no presente e no passado formal. 


Presente formal


Peguemos como exemplo o verbo かいます, ele já está no presente quando ele foi conjugado da sua forma dicionário かう para forma formal かいます. E かいます significa compro em uma forma mais formal de se dizer. Até aqui não há muito o que ensinar. Veja alguns exemplos abaixo:

たべる          たべます
よむ             よみます
およそぐ     およぎます



Negação em Japonês


Na língua portuguesa, quando queremos negar uma ação, ou seja, colocar um verbo  na negativa, apenas colocamos a palavra não. Por exemplo:

Forma afirmativa
Eu corro

Forma negativa
Eu não corro

É até simples, mas em japonês nós conjugamos o verbo para a negativa. Não se preocupe que é muito fácil. Vejamos alguns exemplos:

たべる          たべます            たべません (Eu não como)
よむ             よみます             よみません (Eu não bebo)
およそぐ     およそぎます     およそぎません (Eu não nado)

A mudança é bastante simples, você substitui o ます por ません para indicar o presente formal negativo de um verbo.


Passado formal


Para o passado a conjugação é muito simples também. Você substitui o ます por ました. Então teremos os verbos citados na seguinte forma:


たべます                 たべました (Eu comi)
よみます                 よみました (Eu bebi)
およそぎます          およそぎました (Eu nadei)


Passado negativo formal


Para se colocar no passado negativo formal qualquer verbo, você substitui o ました por ませんでした. Então mais uma vez, citando os verbos acima, teremos:

たべます                 たべませんでした  (Eu não comi)
よみます                 よみませんでした  (Eu não bebi)
およそぎます          およそぎませんでした (Eu não nadei)


Exemplo em frases


Agora, vou lhe dar uma frase exemplo com as quatro conjugações para você perceber melhor o conteúdo.

わたしはほんをよみます   ------   Eu leio o livro
わたしはほんをよみません   ------   Eu não leio o livro

わたしはほんをよみました   ------   Eu li o livro
わたしはほんをよみませんでした   ------   Eu  não li o livro

わたしははしります    ------    Eu corro
わたしははしりません   ------    Eu não corro

わたしははしりました   ------    Eu corri
わたしははしりませんでした   ------    Eu não corri

Grupo 3


Os verbos する “fazer” e o くる “vir” por não terem um padrão para suas conjugações, se tornam しますe きます respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário